terça-feira, 28 de abril de 2009

Karine Indica: "Se meu apartamento falasse" e "Os 7 Samurais"


Graças aos meus colegas de trabalho, eu tenho tido a possibilidade de apreciar filmes fora do circuito comercial.
O Rafa Amaral, jornalista do Jornal A Verdade e escritor de 3 blogs que discutem cinema, foi por um breve período de tempo, nosso colega de trabalho aqui na Cenaset. O tempo que o Rafa ficou foi pouco, porém ele deixou alguns fãs admiradores de seu vasto conhecimento cinematográfico.

Ele é um exímio colecionador. Jornais, revistas, dvd´s e livros possuem espaço garantido em seu armário.
O bom de tudo isso, é que pessoas como eu, que não tem o hábito de comprar dvd´s ,possa usufruir da paixão dos amigos...rs
Enfim, o Rafa tem sido minha videoteca cult.
Recentemente ele me emprestou 2 filmes, PB, décadas de 50, 60. Um americano, outro japonês... e... maravilhosos."Se meu apartamento falasse" com Jack Lemmon e Shirley MacLaine. E "Os 7 Samurais" do diretor Akira Kurosawa.

Jack Lemmon faz o papel de um jovem funcionário de uma companhia de seguros. Ele encontra uma forma bem interessante de subir de cargo: alugar seu apartamento para os figurões da empresa levar suas amantes. Paralemamente, vai se desenvolvendo sua paixão pela ascensorista Fran(Shirley MacLaine). O plot point acontece quando ele passa a alugar seu apartamento para o chef marjoritário da empresa. Mas o que ele não poderia imaginar, era que sua adorável Fran era a companhia do chefe...rs
Em "Os 7 Samurais" temos uma aldeia lavradora japonesa, desesperada em perder toda a colheita para os bandidos. O grande sábio da aldeia, aconselha os lavradores a contratarem samurais para defendê-los. A questão é: eles não possuem riquezas para pagar os samurais. O desafio dos lavradores é encontrar samurais que se disponibilizem a arriscar suas vidas apenas por refeições completas. A trama leva 3 horas e meia para se desenvolver, mas não perde o ritmo em nenhum momento.

Dois clássicos, belíssimos. Quem encontrar pra alugar, se prepare. A riqueza desses filmes (principalmente de Os 7 Samurais) não está na imagem com alta definição, mas sim no conteúdo, que serviu de referência para muitos outros filmes abarretadores de loterias.
E quem se interessa por cinema, não pode deixar de conferir os blogs do Rafa. Um beijo "Reife" rs... obrigada pelos filmes. Espero mais! :)


3 comentários:

  1. Olá KAAAA, poxa vida, adorei seu post (srsrsrs), mas é sempre bom compartilhar um pouco de cultura cinematográfica com os amigos - e é isso que tenho feito com vc e com o Thi, dois grandes amigos meus, além dos vários outros aí da Cenaset. Quanto aos filmes, fico feliz que vc tenha gostado. São dois pontos altos do cinema, enquanto havia aquela dolorosa e necessária transição do clássico ao moderno. Os Sete Samurais tem inúmeras características dos filmes clássicos, mas também renova, de certa forma, a linguagem realista das batalhas - isso graças, essencialmente, a espetacular sequência da chuva, ao fim. Se Meu Apartamento falasse, como sugere o título original, é sobre um espaço onde se confundem a noção de público e privado, já que, em certo ponto, torna-se uma terra de ninguém, visitada por todos. Um filme, inclusive, que deflagra a ambição de algumas pessoas em Nova York, que tiveram de "vender suas almas" por um bom cargo em uma empresa. Bom, é melhor eu parar de falar porque, assim, ninguém vai entrar nos meus blogss rsrsrrsrs Abraçossss e depois te mando mais algumas fitinhas "Kee".

    ResponderExcluir
  2. Ká, é legal, também, lembrarmos que houve a filmagem americana de "Os 7 Samurais". A repaginada ocidental veio com o clássico western "Sete Homens e um Destino". No elenco, figurões do quilate de Yul Brynner, Steve McQueen e Charles Bronson. A obra de Kurosawa, por sinal, é encarada como sendo uma típica película de cowboys, mas na terra do sol nascente. Detalhe: EU SOU A PONTE ENTRE A KAKÁ E O RAFAEL!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Karine, falei com o Rafael aqui no JV e só estou esperando você devolver o filme 'Sete Samurais' para eu emprestar dele, rs. Acho muito loko os filmes do Akira Kurosawa, se você gostou assista também 'Han', que quer dizer guerra em japonês, foda também!!
    Viu, desculpe o atraso, mas Parabéns pelo seu aniversário, rs...depois de duas semanas...beijão

    ResponderExcluir