quarta-feira, 20 de maio de 2009

Karine Indica: Pedro Almodóvar

O site do Yahoo trazia hoje, uma notícia sobre o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que está entre os prediletos para o festival de Cannes.
Inexplicavelmente, Thiago Secco, meu partner (não no significado americano de ser, já que em inglês significa sócio, mas meu companheiro de trabalho diário..rs) me respondeu que nunca assistiu à uma obra prima do diretor.
Rapidamente eu lhe indiquei os meus prediletos, as obras que traduzem o jeito Almodóvar de ser.
Impossível falar em Almodóvar e não vir à cabeça a cor vermelha. Em seus filmes, a cor predomina e existe em tudo e em todos, representando o clima de seus filmes, sempre quentes, explosivos, apaixonantes.
Personagens excêntricos, escória da sociedade. É a puta. O travesti. O traficante. A velha. Todos eles "berrantes" em seus trajes e jeitos, mas sempre sensíveis.
Enredos polêmicos, onde tabus são explorados num misto muito equilibrado entre a comédia e o drama.
Enfim, tem que assistir pra ver. É se apaixonar, ou largar. Se você assistir a um desses filmes abaixo, e não gostar, dificilmente se interessará pelos outros da lista.
No entanto, existe 1 filme (dos quais eu já assisti) que se destaca dos outros por fugir do estilo criado e utilizado por Almodóvar por tanto tempo. Um filme que assisti ainda na época da faculdade, no cine Humberto Mauro, nos corredores do bloco 7 da Unimep (será isso mesmo?? rs)O filme é o "Fale com Ela", em espanhol "Hable con ella". Belíssimo, encantador.
Algum tempo depois, ele filmou Volver (2006), tão bom quanto Fale com Ela, e o equilíbrio entre o "escrachado" e o "normalismo" aconteceu. O resultado: um filme leve e gostoso de ver.
Aqui seguem minhas indicações pra vocês também :)
- Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988)
- Ata-me (1990)
- Kika (1993)
- Carne Trêmula (1996)
- Tudo sobre minha mãe (1999)

Em nota: O diretor espanhol foi o "descobridor" de Antonio Banderas e Penélope Cruz. Nesses filmes indicados, você verá os 2.

2 comentários:

  1. Por isso que é bom ter um blog! Facilita a nossa vida. Exemplo: não vou nem anotar a lista porque ela já está aqui. Valeu a dica, vou procurar me informar mais!! BJS

    ResponderExcluir
  2. Mesmo os primeiros filmes do Almodovar são interessantes, como Maus Hábitos, em que, num convento, freiras usam drogas na veia. Esse artísta espanhol só conseguiu brilhar ocm o cinema depois do período franquista e, assim como é percebido na obra de seu conterraneo Carlos Saura, há sempre uma crítica implicita a esse período. Meu Almodovar predileto também é Fale com Ela, inclusive o melhor filme de 2002. Sua carreira muda, ganha "maturidade", depois de Carne Trêmula. Porém, antes disso, também consegue uma comédia interessante, como De Salto Alto, ou mesmo o amargo e pouco conhecido A Flor do meu Segredo. Muita gente não sabe, mas a atriz Jane Fonda comprou os direitos de Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos para lançar uma versão americana, que nunca foi feita. Vale citar também, como já dito no post, que o Banderas foi lançado pelo Almodovar e que, depois, romperam relações. Banderas foi para os Estados Unidos, fez carreira e tentou proibir que circulasse um dos filmes que ele fez com o diretor na década de 80 (acho se foi O Matador ou A Lei do Desejo), por conter cenas de sexo muito fortes. Adorei seu post Keeeee rsrs Abraçossss

    ResponderExcluir